"Em 2006 meu marido e eu passamos três semanas na Europa. Primeira parada: cidade do Porto. Umas voltinhas pelos arredores do Porto, um dia em Lisboa com ida e volta de trem (ar-condicionado, velocidade acima de 200 quilômetros por hora, TV, fone de ouvido, etc).Terminada nossa estada em Portugal, lá vamos nós para Paris. De trem, claro, atravessaríamos a Espanha e parte da França apreciando a paisagem, como na excelente experiência até Lisboa. Ao comprar a passagem o vendedor enfatizou bem que era o "Sud Expresso". Ok, tudo bem. Tudo bem até entrar no dito cujo, por volta das 17h, com chegada ao destino marcada para 13h do dia seguinte. Parecia uma viagem no túnel do tempo. Um trem velho, horroroso. Aquelas cabines de madeira para oito, eu disse oito pessoas. Bancos com encosto em ângulo de 90º, estofamento de napa, com quatro passageiros em cada um, sentados de frente uns para os outros e sem descanso de braço. Se o companheiro do lado cochilasse.Sem ar-condicionado no verão europeu (que traduzindo significa as temperaturas do nosso verão, mas sem chuva). Por uma daquelas coincidências do destino, pegamos o retorno da galera do Rock in Rio Lisboa. Portanto, trem lotado. Como as cabines não dispunham de adequado conforto, a galera se esparramou pelo corredor, deitados e sentados, bebendo e fumando. Isso, fumando muuuuito, com as janelas abertas espalhando bem a fumaça por todo o trem. Nunca respirei tanta fumaça de cigarro em toda a minha vida.Imaginei que após um certo horário, 23h ou meia-noite, o povo iria dormir e parar de fumar. Mas que nada. Sem conforto pra dormir, o pessoal fumava e bebia. Lá pelas tantas da madrugada, inconformada com a situação insuportável, peguei o bilhete na bolsa. Devia haver algum engano, eu devia ter pego o trem errado. Não era possível. Realmente estava lá o aviso, preto no branco, mais ou menos assim: "Atenção passageiros, em território espanhol é proibido fumar no trem!!!". Hahaha!!! Comecei a rir sozinha.Ah! Ia me esquecendo do banheiro. Meu marido esteve lá e recomendou que eu segurasse até a conexão em Handae, no sul da França. Graças a Deus, lá o trem era outro, igual ao de Lisboa. Só então entendi a "advertência" do vendedor: "É o Sud Expresso." (Ana Souza - Campo Grande -MS)


0 comentários:

Postar um comentário