Com 2.600 anos de história, Marselha oferece uma riqueza patrimonial e gastronômica que a torna ainda mais fascinante. São 22 museus, 17 teatros e festivais de música durante o ano inteiro. E mais: 23 praias, 14 portos e, em média, 300 dias de sol por ano. É uma ótima cidade para servir como ponto base para explorara inúmeras cidades históricas do sul da França.

Os que ainda estão em dúvida quanto às suas qualidades podem ser fisgados pelo estômago. Considerada a capital do Mediterrâneo, a segunda maior cidade da França (a primeira é Paris, que está a 770 quilômetros de distância) possui uma das cozinhas mais saborosas do mundo. Com uma extensa variedade de peixes e rica em produtos frescos como tomates, berinjelas e pimentas, é o paraíso de chefs e amantes da boa comida.

Principais atrações

1- Basílica Notre Dame de La Garde

Localizada em uma colina de 154 metros, a construção, no estilo romano bizantino, foi concluída em 1864. O símbolo maior de Marselha surpreende pela beleza da decoração, com deslumbrantes mosaicos (restaurados em 2007) e um santuário gigantesco dedicado à Virgem Maria, com uma estátua de 9,70 m de altura. De lá, tem-se também a mais bela vista da cidade.

2 - Vieux-Port

Um passeio a pé pelo porto do centro de Marselha garante belezas naturais espetaculares como paisagem e a visita a monumentos ilustres (Forte Saint-Nicolas, Forte Saint-Jean, Palácio do Pharo, Hotel Dieu, etc). Alguns dos melhores restaurantes da França também estão nesse caminho.

3 - Mercado de Peixe

O tradicional mercado do centro de Marselha, no Vieux-Port, abre todas as manhãs e oferece, por bons preços e sempre frescos, toda a enorme variedade de peixes do Mediterrâneo.

4 - Palácio de La Bourse

Construído em meados do século 19 e decorado com esculturas que lembram as glórias do comércio marselhês, o edifício abriga a mais antiga Câmara de Comércio do mundo, de 1599. Também no local podem ser visitados os museus da Marinha e da Economia.

5 - Estádio Vélodrome

Erguido para sediar alguns jogos da Copa do Mundo de 1938, o estádio projetado pelo arquiteto Ploquin foi reformado em 1998, para receber o segundo Mundial de futebol do país. É sede da equipe Olympique de Marseille.

6 - Estaque

No lado norte de Marselha, o Estaque é um dos bairros mais pitorescos e charmosos da região. Nele, os turistas vão conhecer o local de inspiração de alguns dos grandes nomes da pintura impressionista, como Cézanne, Dufy, Braque, entre outros.

7 - Cidade Velha, Le Panier

O bairro de ruas estreitas e sinuosas, na margem norte de Vieux-Port, é onde se encontram os mais antigos monumentos de Marselha. A região, onde se concentra a produção de artesanato local, conta com diversas opções de compras.

8 – Museu de Arqueologia Mediterrânea

Confira a segunda maior coleção egípcia da França e objetos raros que retratam o cotidiano da civilização celta ligúrica, datados de século 3 antes de Cristo. A visita ao local, situado no Centro da Vieille Charité, ajuda a entender a riqueza histórica da região, influenciada pelos diversos povos que habitaram o Mediterrâneo.

9 - Museu Cantini

Em um hotel particular erguido no final do século 17 (19, rue Grignan,
13.006), foi reunida uma das mais belas coleções públicas francesas (pinturas e esculturas) do período fauvista e surrealista, além de obras de artistas do pós-guerra, como Ernst, Matisse e Derain.

10 – Vallon des Auffes

A antiga aldeia de pescadores tem hoje os restaurantes de peixe mais saborosos de Marselha. Para encontrar o local, o melhor caminho é a pé, pela Corniche, em um passeio agradável e a poucos minutos do centro da cidade.



0 comentários:

Postar um comentário