Sexta-feira

16h - Comprando especialidades

As ruas medievais de Palma quase não têm carros e são cheias de charme. Elas também abrigam pequenos prazeres em forma de lojas, que vendem especialidades locais. Primeiramente, siga para o norte pelo Passeig des Born e vire à esquerda no Carrer de Sant Feliu para uma visita ao Rialto Living Palma (Carrer de Sant Feliu, 3C; 34-971-713-331), uma loja caleidoscópica onde é possível comprar móveis e vestuário e que foi ampliada para uma galeria de arte e café, tudo isso ocupando o espaço de um antigo teatro. São rolos e mais rolos de tecidos de algodão listrado, pelo preço de 39 a 45 euros o metro - o que não é nenhuma pechincha, mas as cores são surpreendentes.

Perto dali, em uma ruazinha escondida, encontra-se a loja Colmado Colom (Calle de Santo Domingo, 5; 34-971-711-159), que dispõe de um souvenir obrigatório de Maiorca: uma amostra de flor de sal das Ilhas Baleares (16 euros), com uma seleção de cinco tipos de sal marinho com aromas que vão do hibisco até a azeitona. Quando voltar para casa, você irá salpicá-los em tudo o que comer.

Outra parada possível é a catedral de 800 anos de Palma, chamada La Seu. Como muitas igrejas góticas, seu volume maciço e vazio é tão arrebatador quanto um trem descarrilado. Depois de visitar a catedral e percorrer as ruas sinuosas de Palma, pode ser que você precise tomar algo estimulante: o elegante Cappuccino Palau March (Carrer Conquistador, 13; 34-971-717-272) faz parte de uma rede de cafés da ilha e oferece uma vista espetacular. Tome uma xícara de cappuccino (3.30 euros) junto com alemães bem vestidos que estarão sentados no pátio externo.

20h - Bebendo com os nativos

Você pode beber vinho por centímetro ou pedir uma cerveja Estrella Galacia, a equivalente espanhola da Budweiser, no Bar Dia (Calle Apuntadores), que atrai um público local por causa dos tapas (a partir de 5 euros), das hierbas ( licores à base de anis parecidos com o ouzo; 2 euros) e do quarto de frango crocante (6,50 euros). O proprietário estará sentado em um canto do bar, fumando e jogando cartas com seus camaradas, e não poderia estar mais contente de vê-lo.

21h - Sobre barris

O La Bodeguilla (Calle de Sant Jaume, 3; 34-971-718-274; la-bodeguilla.com) conta com uma carta de vinhos com 300 variedades, que vão do Chateau Petrus 1999, por 1450 euros, até o tinto orgânico local, por 14,50 euros. O restaurante é tranquilo, com decoração atraente em vermelho e preto. Você poderá comer sobre barris de vinho debaixo de um teto de vidro (mas, atenção: essa é a área reservada aos fumantes) ou na parte interna, ao lado da grande adega. Os locais chamam o lugar de Barrel Bar. O cardápio de tapas (924 euros) inclui duas excelentes opções: o carpaccio de pulpo (polvo) e o delicado ravióli de morcilla (linguiça de sangue e erva-doce). As ovelhas fazem parte da paisagem de Maiorca tanto quanto as oliveiras, por isso não é surpresa nenhuma que o cordeiro (18,90 euros) seja delicioso, assim como o vinho Bodegues Ribas Sio (29 euros a garrafa), um tinto suave local.


Sábado

11h - Incursão perfumada

No canto noroeste da ilha, o antigo povoado de Deia data da era mourisca e é um eixo das trilhas de caminhada e de mula que percorrem a Serra de Tramuntana, as montanhas que o circundam. O vilarejo também abriga o Hotel La Residencia (Son Canals s/n; 34-971-63-9011), um imã de celebridades com vista estonteante. Siga a pequena trilha em frente ao estacionamento do hotel para uma meia hora de caminhada suave sobre escadas ao longo de terraços de pedra, com exuberantes limoeiros, laranjeiras e pés de amêndoa e lavanda. Pode ser que você veja até alguns aspargos silvestres.

13h30 - Café com vista

A Cafeteria Sa Font Fresca (Via Arxiduc Lluis Salvador, 36; 34-971-639-441) é um pequeno café com vista para um riacho e para o quintal de diversas casas. O lugar não causa nenhum estardalhaço culinário, mas tem um terraço adorável (ou siga para a área interna, com suas partidas de futebol a TV e seus expectadores fumantes). Experimente o bocadillo de jamon e uma cerveja gelada (5,30 euros).

15h - Seguindo a distância

Siga para o sudeste na vertiginosa estrada costeira chamada MA-10 em direção à cidade de Banyalbufar - a viagem pode ser tanto a jornada mais adorável quanto assustadora de sua vida. Mirantes estão estrategicamente distribuídos. No Mirador Torre del Verger você pode subir na pequena torre e ter um momento Kim Novak observando as ondas quebrando nos penhascos abaixo. Siga pela costa até a estrada fazer uma curva à esquerda em direção à Andratx, e continue seguindo até chegar novamente ao mar, no Port d’Andratx, uma pitoresca ilha de pescadores e balneário.

17h - Café à beira-mar

Há uma loja Cappuccino no meio de Port d’Andratx (Avenida Mateo Bosch, 31; 34-971-672-214), situado em um lugar perfeito para observar os barcos pesqueiros chegando. Tome um café antes de visitar o mercado de peixes, bastante interessante, com uma grande variedade de criaturas marinhas locais, geralmente inidentificáveis.

20h30 - Jantar em grande escala

O elegante restaurante com tema medieval Oleum (Calle Castillo de Sonnet s/n; 34-971-147-000), situado na vila próxima de Puigpunyent, ocupa a antiga sala de prensa de azeitonas de uma fazenda do século 17. A enorme prensa ainda está no local, definindo uma escala para todas as outras coisas. O jantar é elaborado, com forte influência local. O Cordero de La Tramuntana é aromatizado com alecrim e Mahones, um tipo de queijo cremoso. Para acompanhar, experimente o vinho Oleum, um blend da vinícula Macia Batle, de Maiorca. As entradas saem por 30 euros; a taça de vinho vai de 7 a 14 euros.


Domingo

12h - Poder fusion

No topo de uma rua murada no vilarejo de Orient, cerca de 40 minutos de carro de Palma, encontra-se o Mandala (Calle Nueva, 1; 34-971-615-285), restaurante fusion das culinárias espanhola, francesa e asiática abrigado na lateral de uma colina. Canteiros viçosos de rúcula e ervas chamam a atenção para a horta no fundo, embaixo de uma desbotada bandeira de oração tibetana. Com suas pinturas tendo a ilha como tema, ao estilo Gauguin, e suas cortinas medievais, os salões aconchegantes do Mandala são o lugar onde você vai querer se instalar para uma longa refeição (com duração de umas duas ou três horas). O filé de carneiro com maçã, em molho de vinho e açafrão vermelho, é enfumaçado e complexo enquanto que o peito de frango caipira ao curry, com chutney caseiro, é saboroso e delicado. Uma tortinha grega de peras e creme mascarpone de vinho tinto pode ser a sobremesa que você nunca irá esquecer. Jantar para dois, sem vinho, sai por cerca de 50 euros. É recomendado fazer reservas.

Informações básicas

As companhias aéreas Continental, Air France e Delta operam voos para Palma com conexões na Europa (Londres, Dusseldorf, Madri, entre outras). Uma pesquisa recente na internet trouxe preços a partir de US$ 600. O aeroporto de Palma está situado a cerca de 20 minutos do centro da cidade; a corrida sai por cerca de 16 euros. A maioria das locadoras de veículos tem loja no aeroporto; entretanto os melhores preços costumam ser da Goldcar Rental, uma empresa espanhola.

O hotel Puro Oasis (Urbano Montenegro, 12; Palma; 34-971-425-450) está situado no centro de Palma, em uma rua transversal à Passeig dês Born, a principal via da cidade. Funcionários simpáticos e bonitos, de diferentes origens étnicas, usam uniformes brancos. Quartos standard na alta estação (de abril a outubro) a partir de 195 euros.

Para um ambiente do campo, vale apostar no majestoso Gran Hotel Son Net (Calle Castillo Sonnet s/n, Puigpunyent; 34-971-147-000), situado no vilarejo de Puigpunyent, a noroeste de Palma, que ocupa o lugar de uma propriedade do século 17. Com paredes de pedra, telas de Hockney e Chagall e cortinas de veludo, tem ambiente austero e luxuoso. É também alarmantemente caro: diárias a partir de 340 euros para o quarto clássico (com ambiente perfeitamente adequado, apesar de mal iluminado, com duas camas de casal com vista para a entrada do hotel e um banheiro tão grande quanto o quarto, como todos os banheiros da rede Son Net) até 1050 euros para as suítes reais, que são apartamentos completos com jardim privativo.


0 comentários:

Postar um comentário