Das 3 mil grutas existentes no Brasil, mais de 2 mil ficam em Minas e, destas, 500 ficam no Circuito das Grutas. A região é conhecida como 'berço da paleontologia brasileira', onde teria sido encontrado e identificado o 'Homem da Lagoa Santa', um dos mais antigos ancestrais humanos das Américas.

Gruta Rei do Mato, em Ste Lagoas (MG)Em Sete Lagoas, um dos principais municípios entre os 13 que forma o circuito, é a gruta do Rei do Mato. Dos 998 metros de extensão, o turista percorre apenas 220 metros em passarelas, descendo a uma profundidade de 48 metros. A visita dura aproximadamente 40 minutos, sendo que o mais impressiona são as formações rochosas do quarto salão, o das Raridades. São duas colunas de 13 metros de altura com 30cm de diâmetro que estão intactas. Esse tipo de formação é super raro e, hoje, são encontradas somente na Gruta de Altamira, na Espanha.

Ao entrar na gruta, os guias pedem cautela ao visitante, principalmente na parte da manhã, já que não é raro encontrar uma cobra passeando pelo local. A área externa dispõe de amplo estacionamento, lanchonete e enfermaria de primeiros socorros.

Em Cordisburgo, outro município do circuito, o que mais atrai visitantes é a Gruta de Maquiné, a mais conhecida do roteio, é a única a receber três estrelas, a mais alta classificação do gênero no mundo. Dos seus 650 metros de extensão, apenas 440 metros são abertos ao público, que desce a uma profundidade de 18 metros. O passeio, sempre acompanhado de guias especializados, dura cerca de uma hora.

Por ser a que recebe mais visitantes durante o ano, Maquiné conta com uma infra-estutura melhor, com amplo estacionamento, dois restaurantes, lanchonete, livraria, doceria e comércio de artesanato. Os investimentos do governo do estado só começaram a chegar em 1967, sendo a primeira gruta brasileira a ser preparada para receber os visitantes.

Em Lagoa Santa, fomos visitar a gruta da Lapinha que, segundo documentos, deve ter sido formada há cerca de 900 milhões de anos. São 511 metros distribuídos em 16 salões.

Do lado de fora, dois restaurantes de comida mineira, quiosques de doces e artesanato, museu, espaço cultural, estacionamento e áreas de piquenique. Tudo isso rodeado de muito verde.

Ao visitar qualquer uma das grutas, prefira os calçados antiderrapantes. Uma lanterna pode ser um item de grande utilidade para ajudar a apreciar melhor os detalhes das formações rochosas.

Apenas estas três grutas estão abertas à visitação em todo o roteiro. As demais, por não contarem com infra-estrutura turística, só podem ser visitadas com autorização expressa do Ibama e do proprietário, quando estiver em área particular.


0 comentários:

Postar um comentário