Maragogi segundo pólo turístico do estado de Alagoas, fica entre Maceió e Recife a aproximadamente 125 Km. de cada uma. Conhecida por suas belezas naturais e extensos coqueirais a cidade é um convite para o descanso. Tem diversos hotéis, pousadas e restaurantes a maioria a beira mar.

A 5 km da costa recifes de corais formam as piscinas, ideais para mergulho. São protegidas pela Área de Preservação Ambiental Costa dos Corais. Chega-se pela Praia de Maragogi. Os principais hotéis e restaurantes fazem o passeio.
Quem vem a Maragogi, não pode deixar de ir nas piscinas naturais que ficam a 4.750 metros* da praia do centro, pois é neste passeio que vai descobrir uma das maiores belezas do lugar e do Brasil. Nas Galés poderá apreciar varias espécies marinhas e dar um belo mergulho rodeado de peixes coloridos.

Os passeios as Galés são feitos somente na maré baixa, consulte a Tábua de Mares.

Ao visitar uma área de recifes de coral, siga as seguintes recomendações:
•Procure conhecer as riquezas e belezas existentes nos recifes de coral por meio do mergulho. Antes porém, busque informações com os profissionais da área e com as administrações das unidades de conservação.
•Fundeie a embarcação na areia, pois a âncora jogada sobre os recifes destrói corais e outros organismos, além de ser proibida por lei.
•Não pise nem toque nos corais. Eles são animais muito frágeis e morrem facilmente. Nos recifes existem organismos que possuem substâncias urticantes e tóxicas.
•Os equipamentos de mergulho autônomo devem ser mantidos perto do corpo do mergulhador, para que não destruam os corais.
•Em águas rasas evite o uso de nadadeiras, pois elas podem provocar a quebra de corais e outros organismos, além da suspensão de sedimentos.
•Comprar e comercializar artesanato produzido com corais estimula a depredação dos recifes. Ambas as práticas são expressamente proibidas por lei.
• Nunca jogue lixo no mar. Isso prejudica a fauna e flora marinha. Nunca colete nada. Leve do ambiente recifal apenas memórias e fotografias.

O que ver e fazer em Maragogi
As Galés - piscinas naturais a seis quilômetros da costa - são os cartões-postais de Maragogi. Os aquários naturais encantam turistas de todas as idades, que mergulham em meio a peixes coloridos e espécies variadas de corais. A vila reserva ainda 22 quilômetros de praias tranqüilas, como Ponta de Mangue e Burgalhau, emolduradas por coqueirais e águas cristalinas. Entre um passeio e outro, experimente os saborosos bolinhos de goma, feitos com manteiga e leite de coco.

Mergulhar nas Galés
Conhecidas como Galés, as piscinas naturais de Maragogi são as maiores de Alagoas. A seis quilômetros da costa - ou a 25 minutos de catamarã a partir da vila -, os aquários naturais reúnem peixes, crustáceos, moluscos e corais de variadas espécies. Os passeios duram em média duas horas e, para melhor aproveitar os mergulhos, vá na maré baixa e prefira as primeiras horas da manhã, quando o movimento é menor. No verão, as águas ficam ainda mais claras.

Curtir as praias
Maragogi é cercada por belas praias. Para o Norte ou para o Sul, são mais de vinte quilômetros de paisagens emolduradas por coqueirais, vilas de pescadores, águas cristalinas e piscinas naturais. Em direção à Pernambuco ficam alguns dos mais belos cenários da região, como Burgalhau e Ponta do Mangue. Já quem segue rumo à Maceió encanta-se com as falésias que contornam Japaratinga e Barreiras do Boqueirão.

Degustar bolinho de goma
A guloseima típica da região é o bolinho de goma, semelhante aos sequilhos consumidos no Sul do país, feitos com mandioca e leite de coco. Os doces, em formato de concha, são produzidos no povoado de São Bento e vendidos em bares, restaurantes, lojinhas, praias e até nas piscinas naturais.

Como Chegar
• De avião
O aeroporto mais próximo é o de Maceió, a 140 quilômetros de Maragogi
• De carro
Vindo de Maceió, acesso pela AL-101 Norte
Vindo de Recife, acesso pela BR-101 Sul (até Cabo) e PE-060
• De ônibus
A empresa Real Alagoas (0800-61-0300) faz a linha Maceió x Recife, com
parada em Maragogi
• Circulando
A melhor maneira de circular por Maragogi e pelas praias ao redor é de carro.
Quem não está motorizado tem como opções o aluguel de bugue ou a
contratação dos serviços das empresas de passeios

Informações úteis
• DDD 82
• Aeroporto de Maceió
Rodovia BR-104, km 91 - Tabuleiro
Tel: 3214-4000
• Rodoviária de Maceió
Avenida Leste-Oeste, s/nº - Feitosa
Tel.: 3221-4615


0 comentários:

Postar um comentário