Londres (em inglês: London) é a capital da Inglaterra e do Reino Unido. Importante há quase dois milênios, a cidade é um dos maiores centros financeiros do planeta, e sua participação na política, na cultura, no entretenimento, na moda e nas artes ratificaram seu status de cidade global.A cidade é uma das metrópoles mais povoadas da Europa. Sua população é umas das mais cosmopolitas do mundo, absorvendo a cultura, a religião e o idioma dos mais diversos povos. A cidade é um ponto de conexão internacional de transporte aéreo e um destino turístico popular, contando ícones como a casa do Parlamento, a Tower Bridge, o Palácio de Buckingham, o Museu Britânico, a Galeria Nacional e, atualmente, o recém reinaugurado Estádio de Wembley.
Londres é uma metrópole sem dono. Em seus metrôs, você verá indianos, árabes, norte-americanos, latinos, australianos, europeus em geral. Vai escutar tantos idiomas quanto não ouviria em qualquer outra cidade. Como em nenhum outro lugar, tem-se a sensação de que, se existe um centro do mundo, é aqui mesmo, a capital britânica.Londres é a síntese de Nova York, Paris, Tóquio, Bombaim, Sydney, São Paulo, muito no que há de melhor (como você verá ao longo do texto - ou conhecendo in loco), e um pouco no que há de pior (clima, poluição, tráfego arrastado, sem-teto) -acrescido do inconfundível estilo inglês (afinal, ainda faz parte da Grã-Bretanha). Explorar Londres merece no mínimo 5 ou 7 dias - mas talvez 1 ano fosse o ideal. O poeta Samuel Johnson disse "Quem está cansado de Londres está cansado da vida". Verdade. Existem centenas de opções para conhecer e aproveitar a cultura local: ótimos museus, parques bem cuidados, teatros, galerias, pubs, cafés, shows, feiras, mercados, livrarias, bibliotecas, atrações turísticas em geral. Sim, gasta-se dinheiro (e é para gastar, se é para deixar de aproveitar por extrema economia, melhor nem ir), mas também há muitas alternativas gratuitas. Estar em Londres é um investimento em sua viagem, e, sem exagero, em sua vida.

Pontos Interessantes
London Eye,uma roda gigante com 135 m de altura, às margens do Rio Tâmisa, permite observar um bela parte da cidade de Londres. Inaugurada na virada do milênio, já se tornou um dos principais pontos turísticos de Londres.

Big Ben, ao contrário do que muitos pensam, não é o famoso relógio do Parlamento Inglês, nem tão pouco sua torre. É o nome do sino, que pesa 13 toneladas e que foi instalado no Palácio de Westminster durante a gestão de sir Benjamin Hall, ministro de Obras Públicas da Inglaterra, em 1859. Por ser um sujeito alto e corpulento, Benjamim tinha o apelido de Big Ben. Todos os dias, a rádio BBC transmite as badaladas do sino. O sino, fundido por George Mears em 1858, media quase 3 metros de diâmetro e pesava 13, 5 toneladas.
O nome do relógio é Tower Clock, ou Clock Tower, e é muito conhecido pela sua precisão e tamanho. Certa vez uma família de pássaros pousou no seu ponteiro e o desregulou em cinco minutos.

Gastronomia
SABORES DO MUNDO TODO
Antigamente a cozinha inglesa era tida como o "patinho feio" da Europa, principalmente quando comparada à francesa e italiana. Hoje em dia essa imagem mudou, a gastronomia contemporânea inglesa está mais leve e saborosa, deixando o tradicional Rosbife um pouco de lado e incluindo salmão, mariscos e frutos do mar. O tradicional Chá das Cinco ainda vale a pena conferir, é acompanhado de doces, bolos, pães e pequenos sanduíches.A influência dos imigrantes também mudou bastante a cara dos restaurantes londrinos, são tantos sabores e opções que você pode provar a cada dia um prato típico de um canto do mundo. Em várias partes da cidade é possível encontrar boas opções de cozinha italiana, indiana, tailandesa, árabe, chinesa, japonesa, entre outras.Os chamados "Fast Food's" estão em toda parte: pizza, lanchonetes e yakisoba são os mais comuns. Nas ruas, o grande sucesso fica por conta das barracas que vendem Kebab (sanduíche de carne ou frango com temperos salada e pão) e o tradicional "Fish and Chips" (peixe com batata frita para comer em pé mesmo). Outra opção para quem quer gastar pouco é comprar os sanduíches vendidos nos supermercados, vem prontos para comer e são mais saudáveis que as refeições vendidas na rua.
Fonte: Visit London

ONDE COMER

TEA: Ótimo lugar para conhecer o famoso Chá das Cinco, com a vantagem de ser mais moderno e informal que os oferecidos pelos hotéis e museus da cidade. Além dos diferentes tipos de chá, são servidos bolos, pães, muffins e muitas outras delícias. Também funciona como loja de chá, ideal para quem quer trazer um pouco do gostinho da Inglaterra para casa. ENDEREÇO: Paternoster Square, 1 - St Paul's Churchyard.

HARD ROCK CAFÉ: A famosa rede de lanchonetes está em Londres desde a década de 70. Toda decorada com guitarras, fotos e autógrafos de astros do rock, oferece sanduíches tipicamente americanos com hambúrguer e batata frita. ENDEREÇO: Old Park Lane, 150.

MAROUSH: A rede tem 11 restaurantes em Londres e serve comida típica libanesa, como kibe, tabule, hommus entre outras especialidades. ENDEREÇO: Edgware Road, 21.

BLUE ELEPHANT: A cozinha tailandesa é muito popular em Londres, por isso existem diversos restaurantes com essa temática pela cidade. O Blue Elephant serve pato assado, arroz com jasmin entre outros pratos. O preço é um pouco salgado, porém de segunda a sexta no horário do almoço, paga-se um pouco menos. ENDEREÇO: Fulham, 3-6 - Broadway.

Compras

DIVIRTA-SE PELA FAMOSAS RUAS DE COMÉRCIO

Como toda grande capital, Londres tem um comércio muito variado onde é possível encontrar de tudo, roupas de grife, eletrônicos, calçados, livros, produtos de informática, joias. O comércio se concentra em algumas ruas tradicionais, como a Oxford e a Carnabay Street, mas são as grandes lojas de departamentos, como a Harrods que costumam encantar os clientes, oferecendo uma variedade enorme de marcas, algumas muito raras no Brasil.Mesmo gastando em libra, muitos produtos costumam custar mais barato do que no Brasil. Relógios, eletrônicos e acessórios de informática são um bom exemplo disso. Quem gosta de comprar alimentos e artesanato em mercados e feiras livres não pode dispensar uma visita a Portobello Market, em Nothing Hill. Uma feira ao ar livre que vende miniaturas, artesanato, objetos de arte e muito mais.Comprar em Londres também é especial para quem gosta de artes, principalmente música. Diversas lojas oferecem CDs do mundo todo, instrumentos musicais e raridades como discos de vinil de artistas renomados. As livrarias também são um sonho, muitas são especializadas em apenas um tipo de livro, como quadrinhos ou guias de viagem, por exemplo.

ONDE COMPRAR

OXFORD STREET: Uma das ruas mais conhecidas de Londres com mais de 300 lojas, entre boutiques e grandes lojas de departamento. Num simples passeio você vai encontrar marcas e preços de todos os tipos, por isso é preciso pesquisar. Uma boa dica é a Sport World (altura do número 26), sempre com boas promoções de artigos esportivos. Não deixe de visitar também a Selfridges e Co (altura do número 400), uma enorme loja de departamentos que tem de tudo de roupas a objetos de decoração.

REGENT STREET: Oferece boas lojas com preços mais acessíveis. Se você tem filhos, não deixe de visitar a Hamleys (Altura do número 188), maior loja de brinquedos do mundo.

CARNABY STREET: Acessórios e roupas moderninhas, objetos de design e uma grande variedade de sapatos, você encontra nessa rua, que é tida como um centro de compras "alternativo". Ideal para quem quer trazer alguma novidade para casa. Aproveite e visite a Howies, que vende roupas confortáveis.

KNIGHTSBRIDGE: Nessa região de Londres, o visitante encontra não só as grifes famosas mais famosas do mundo, como também lojas deslumbrantes, como a Harrods, aberta desde 1849, oferece moda masculina e feminina, além de perfumaria, joias, relógios, vinhos, guloseimas, objetos de decoração, eletrodomésticos e mais uma infinidade de produtos das melhores marcas. O preço não é dos mais baratos mesmo para os padrões ingleses, mas a loja vale uma visita mesmo assim.

NOTTING HILL: Para quem passar bem longe das lojas de grife, uma boa opção é bairro de Notting Hill. Suas ruas são repletas de lojas de antiguidade, livrarias, bazares de roupa, além de cafés muito convidativos. Aos sábados acontece uma feira ao ar livre conhecida como Portobello Market (Portobello Road), ótima para comprar souvenirs.

TOWER RECORDS: Nessa lojas você encontra diversos títulos de CD, vinil, DVDs e muito mais. Vale a pena conferir! ENDEREÇO: Picadilly Circus,1

Observação: As dicas são apenas sugestões,não me responsabilizo pelo preço e qualidade dos produtos e serviços prestados pelos estabelecimentos citados nesta página.



0 comentários:

Postar um comentário