Pode parecer estranho, mas uma das atrações mais visitadas de Paris é, acredite, um cemitério. O Cimetière du Père Lachaise possui túmulos de diversas celebridades, como o compositor Chopin, o codificador do espiritismo Allan Kardec, o escritor Oscar Wilde e o vocalista e líder da banda The Doors, Jim Morrisson, atraindo fãs e curiosos.
CÓDIGO DA VINCI EM PARIS
O Best Seller do escritor americano Dan Brown pode ser uma boa leitura para quem vai à Paris. O enredo da história, lida por mais de 25 milhões de pessoas, tenta desvendar os segredos de uma sociedade secreta, cujo líder seria um curador do Louvre, assassinado em uma das principais salas do museu. A trama tem como cenário pontos importantes de Paris como o Museu do Louvre, a igreja de Saint Sulpice, a estação ferroviária Saint Lazare, o parque Bois de Bolougne, entre outros.
A POLÊMICA CHAMINÉ DE FERRO
Orgulho dos franceses, a Torre Eiffel causou uma grande polêmica na cidade ao ser inaugurada em 1889, para a Exposição Universal que celebraria o centenário da Revolução Francesa. Muitos parisienses - artistas, jornalistas e intelectuais - não gostaram da novidade, que chamavam de "chaminé de ferro". No início ela tinha licença para permanecer montada por apenas dois anos, mas foi ficando e conquistando cada vez mais o coração dos franceses.
ESTRELA DO CINEMA
A indústria do cinema ama Paris. Por causa de suas belas paisagens, a cidade já foi cenário e até temas de diversos filmes, principalmente romances. E não é só o cinema europeu que exibe a capital francesa em suas cenas. Hollywood há tempos já se rendeu ao charme da cidade. Descubra Paris nas telas, assistindo a filmes como Antes do Pôr-do-Sol, O Fabuloso Destino de Amelie Poulin, Moulin Rouge - O amor em Vermelho, Sabrina e o clássico Cinderela em Paris, com Audrey Hepburn.
Gastronomia
A ARTE DE COMER BEM
Na França, a refeição é um ritual que começa na escolha dos ingredientes, na preparação das receitas e vai até a decoração do ambiente. É dado muito valor à qualidade dos alimentos, à mistura dos sabores e ao aroma do prato. Não é à toa que os franceses costumam comemorar os momentos especiais com jantares. Em Paris, encontram-se restaurantes apreciados no mundo todo, que oferecem diversos tipos de pratos com carne, queijos, especialidades mediterrâneas, sempre acompanhadas do bom vinho - hábito que os franceses não abrem mão.
Também é possível comer bem em bistrôs e pequenos restaurantes fora do centro. Não deixe de visitar um dos tradicionais cafés de Paris, que são uma verdadeira extensão da casa dos franceses, lugar para encontrar amigos, ler e pensar. Uma dica para quem não quer gastar muito: por toda cidade, são vendidos deliciosos sanduíches em baguetes, queijos e vinhos, ideais para piqueniques ou para um lanche rápido.
Na hora da sobremesa, não deixe de provar o macarron, um doce feito a base de suspiro e amêndoas, com recheios variados. É delicioso! Como em Paris a oferta de restaurantes é grande, se ficar na dúvida, informe-se com a população sobre os melhores estabelecimentos da redondeza e tente fugir dos restaurantes "pega turista", geralmente com cardápio em inglês e preço salgado.
ONDE COMER
LES DEUX MAGOT
Este café ficou famoso no passado por ser ponto de encontro de intelectuais e escritores, como Ernest Hemingway. ENDEREÇO: Pl St Germain-des-Pres, 6.
BRASSERIE MA BOURGOGNE
Aberto desde 1920 em uma das praças mais bonitas de Paris, este simpático bistrot serve pratos típicos franceses e tem disputadas mesas ao ar livre. ENDEREÇO: Place des Vogues, 19.
LA BACARANE
Restaurante pequeno, serve boa comida a preços razoáveis. ENDEREÇO: Rue des Tornelles, 38.
LA TOUR D' ARGENT
Se estiver disposto a gastar um bom dinheiro em um lugar inesquecível, este restaurante é ideal. Com uma bela visão panorâmica da catedral de Notre-Dame e do Sena, o La Tour D'Argente foi fundado em 1532 e é especializado em patos. Sua cozinha é premiada e o preço é salgado mesmo para os padrões franceses. ENDEREÇO: Quai de La Tournelle, 15.
DALLOYAU
Não saia de Paris sem provar o chocolate francês. Esta loja também vende doces e frios. ENDEREÇO: Rue de Faubourg - St- Honoré, 101.
A moda de Paris é referência no mundo inteiro. Por isso, prepare-se! Muito mais lojas do que você pode imaginar irão lhe tentar com ofertas de roupas, sapatos e acessórios. As grifes famosas são as mais irresistíveis: lojas da Chanel, Nina Ricci, Christian Dior, Cartier e Hermés já viraram verdadeiros pontos turísticos na cidade. Como comprar em Paris não é exatamente uma pechincha, é preciso bater perna para encontrar endereços com bons preços. As feiras livres também são uma ótima oportunidade de conhecer os hábitos dos franceses e comprar guloseimas. Os mercados também são interessantes para quem quer levar para casa vinhos, livros e antiguidades.
ONDE COMPRAR
GALERIES LAFAYETTE
É a mais famosa e espetacular loja de departamento do país e a única a vender produtos de estilistas prestigiados em todo o mundo. Encontre marcas como Armani, Chanel, John Galliano, Prada, entre outras, localizadas em um andar dedicado exclusivamente à moda feminina. Mesmo se não for comprar nada, vale o passeio. ENDEREÇO: Blvd Haussmann, 40.
MARCHE DE PORTE DE VANVES
Charmoso mercado, vende porcelanas, livros, instrumentos musicais, entre outros. ENDEREÇO: Avenue Georges Lafenestre e Avenue Marc Sangnier.
LE BOM MARCHÉ
A ala de comidas vende desde alimentos para fazer um lanchinho até guloseimas para levar pra casa. ENDEREÇO: Rue de Sèvres, 24.
AU PRINTEMPS
Vende de tudo, de presentes como acessórios, bolsas, artigos de decoração a souvernirs baratos. ENDEREÇO: Blvd Haussmann, 64.
Observação: As dicas são apenas sugestões,não me responsabilizo pelos preços e serviços prestados pelos estabelecimentos.
0 comentários:
Postar um comentário