O charme da Cidade Maravilhosa 
O Rio de Janeiro atrai, há décadas, turistas de todo o mundo e não perde o status que conquistou de Cidade Maravilhosa. O Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, lugares que fazem do Rio um grande pólo turístico, dividem atenções com as belas praias e até mesmo com as favelas nos morros, que também são uma atração para os estrangeiros que visitam a cidade.

No Carnaval, a invasão dos turistas é ainda maior. As imagens do tradicional desfile das escolas de samba são transmitidas para todo o planeta. Sua orla é uma das mais conhecidas do mundo, com praias como Copacabana e Ipanema, imortalizadas nas letras das músicas de Vinícius de Morais e Tom Jobim, entre outros amantes do sol carioca.O Rio foi a capital do Brasil até a construção de Brasília, concluída em 1960, e ainda mantém aspectos coloniais na arquitetura da cidade. Os morros, tomados pela favela, mostram outra paisagem, que consegue viver harmoniosamente nesse cenário contrastante. 

Dicas

ONDE COMER

CELEIRO 
Restaurante por quilo, com mais de 50 tipos de salada e pratos quentes. Comida leve, ideal para enfrentar o calor carioca. ENDEREÇO: Rua Dias Ferreira, 199, Leblon 

CHURRASCARIA PORCÃO 
Muito conhecida, tem várias unidades na cidade. O rodízio serve mais de 30 especialidades de carnes desde picanha até avestruz. No buffet, entradas, saladas e comida japonesa. A filial mais famosa é o Porção Rio's, com vista da Baía de Guanabara e Pão de Açúcar. ENDEREÇO: Av. Infante Dom Henrique, S/N, Aterro do Flamengo. www.porcao.com.br. 

BELMONTE 

Típico botequim carioca, desde 1952 serve chope gelado e petiscos, como a empada de carne seca com catupiry. ENDEREÇO: Praia do Flamengo, 300 - tem mais três filiais na cidade. www.botecobelmonte.com.br 

POLI SUCOS 
Para um lanchinho rápido depois da praia. Vende sucos naturais preparados na hora e sanduíches quentes e frios. ENDEREÇO: Esquina de Visconde de Pirajá com Maria Quitéria, Ipanema. 

CONFEITARIA COLOMBO 
Aberta no centro do Rio de Janeiro desde 1894, esta charmosa confeitaria foi ponto de encontro de intelectuais e políticos importantes da época em que o Rio era a capital do Brasil. Foi frequentada por Chiquinha Gonzaga, Villa Lobos, Olavo Bilac, Getúlio Vargas e outros. As estrelas da casa são os doces, como o pastel de nata e as tortas de limão. Não deixe de provar o capuccino, leve com toque de chocolate. ENDEREÇO: Rua Gonçalves Dias, 32. 

SORVETE ITÁLIA 
Deliciosos sorvetes de massa e picolé, vários sabores, dos mais tradicionais aos inusitados, como tapioca e banana caramelada. Conta com diversas lojas em toda cidade. ENDEREÇO: Rua Visconde do Pirajá, 395, Ipanema. www.sorveteitalia.com.br 


ONDE COMPRAR

FEIRA HIPPIE DE IPANEMA 
Localizada na Praça General Osório, esta feira vende artigos de decoração, acessórios, lembracinhas, vestidos, bordados em geral, artesanato. Vale a pena um passeio mesmo para quem não quer levar nada. Aos domingos. ENDEREÇO: Praça General Osório, próximo à Rua Visconde do Pirajá. 

SHOPPING DOWNTOWN
 
Vila horizontal, que lembra as coloridas construções da Flórida, tem escritórios, lojas e um encantador conjunto de bares e restaurantes para ninguém botar defeito. ENDEREÇO: Av. das Américas, 500, Barra da Tijuca 

LIVRARIA ARGUMENTO 
Ampla e com sofás, é um ótimo lugar para ler, conferir os últimos lançamentos e tomar um bom café. ENDEREÇO: Rua Dias Ferreira, 417. 

TOCA DO VINÍCIUS 
Loja especializada em Bossa Nova e MPB, vende CDs, livros, partituras, souvenirs e raridades sobre o tema. ENDEREÇO: Rua Vinícius de Moraes, 129 

Observação: As dicas são apenas sugestões,não me responsabilizo pelo preço e qualidade dos produtos e serviços prestados pelos estabelecimentos citados nesta página.





0 comentários:

Postar um comentário