Principais atrações:

1 – Catacumbas Kom el Shaqafa
Tawfikeya Street

As catacumbas estão 35 metros abaixo do nível do solo e são alcançadas por uma escada em formato espiral. O complexo funerário foi descoberto em 1900, quando um funcionário que trabalhava no local caiu no buraco. A visita leva a quartos e passagens secretas.

2 - The Graeco-Roman Museum
Mathaf al Romani Street

Os cerca de 40 mil itens do acervo datam do século 3 a.C. Destaque para o touro gigante, retirado do templo que existia ao redor do Pompey's Pillar. O museu também é atração para quem gosta de mosaicos: o mais famoso é um retrato de Berenice II, mulher do imperador Ptolemy III. Moedas romanas e um sarcófago de pedra também fazem parte da coleção.

3 - Cavafy Museum
35 Sharm el Sheikh Street

A casa do poeta C. P. Cavafy (1863 – 1933) foi reconstruída e transformada em museu. É um ótimo lugar para passar o tempo longe da multidão. Livros, objetos pessoais e móveis expostos no sobrado contam a história não só do poeta como também do período histórico.

4 - Kom el Dikka
Ismail Mehanna Street

Até os arqueólogos da Universidade de Varsóvia começarem a escavar esse sítio, nos anos 1960, o local parecia mesmo o que o nome sugere: colina de cascalho. Hoje, depois da construção de um novo edifício para proteger os mosaicos – e da retirada de 10 mil metros cúbicos de terra -, Kom el Dikka é um exemplo arqueológico de ruínas romanas, com colunas e um anfiteatro para 600 pessoas.

5 – Biblioteca Alexandrina
Chatby

Vale a pena visitar a Biblioteca de Alexandria por dois motivos: a arquitetura do edifício e o museu do subsolo, que exibe artefatos romanos salvos das destruição conforme a fundação da biblioteca estava sendo escavada.

6 - Mahmoud Said Museum
Mohamed Said Pasha Street

Descendente da família real egípcia, Mahmoud Said (1897-1964) passou a maior parte da sua vida trabalhando como juiz, e não como pintor. Foi apenas quando ele se aposentou, aos 50 anos, que passou a se dedicar à arte. Influenciado por técnicas europeias do cubismo e realismo, pintou cenas de vários pontos do Egito. O museu dedicado a ele mostra seus trabalhos.

7 - Pompey's Pillar
Amoud el Sawary Street

A coluna de granito vermelho, que deu nome ao lugar, é realmente impressionante: 30 metros de altura e 9 metros de largura. Ficava no grande templo dedicado a Serapis e hoje está ladeado por um par de esfinges de Heliopolis. Há catacumbas no subsolo.

8 - Royal Jewelry Museum
27 Ahmed Yehia Pasha

O museu guarda relíquias do passado que pertenceram à família real do Egito. Em exibição, uma charmosa coleção de joias, que mistura instrumentos de diamantes, relógios, miniaturas e medalhas.

9 - Cecil Hotel
16 Midan Saad Zaghloul, Midan Ramla Area

Bem no centro do amplo Corniche está o lendário Hotel Cecil, com vista para Midan Saad Zaghloul. Construído em 1930, é uma instituição de Alexandria e um memorial para a belle époque da cidade, quando nomes como Somerset Maugham, Noel Coward e Winston Churchill eram habitués e o serviço secreto britânico funcionava em uma suíte no primeiro andar.

10 – Kom el Dikka

O bairro fica a leste da Rua Al Nabi Daniel Street e seu nome significa, literalmente, colina de cascalhos. Quem chega de trem do Cairo desce na estação central Misr e já pode observar a arquitetura romana local.


0 comentários:

Postar um comentário