Trata-se de grande parte dos enormes altorrelevos de mármore realizados pelo escultor Fídias (considerado o maior da Antiguidade) e seus discípulos, e originalmente colocados no alto e à frente do Partenon. O tesouro de Elgin incluía ainda objetos de outros prédios da Acrópole de Atenas.

O Partenon é o mais conhecido edifício da Grécia Antiga. Construído por iniciativa de Péricles - líder político ateniense do século V a. C - e concebido pelos arquitetos Ictinos e Calícrates, a sua construção foi de 447 a 438 a.C.

O nome Parthenos deriva do epíteto da deusa Atena Parthenos (em grego, "virgem"). O local foi convertido em igreja cristã no século VI e em mesquita após a conquista turca. Em 1687 um depósito de munição instalado pelos turcos explodiu, danificando o edifício e parte de suas esculturas.

Hoje, os frisos do Parthenon são motivo de discórdia entre os governos grego e britânico. O Museu de Londres está com a posse de 75 metros dos frisos originais, 15 painéis (métopas) e 17 estátuas. A Grécia procura retomá-las por intermédio da Unesco, para serem expostas no Museu da Acrópole de Atenas, moderníssimo edifício, inaugurado em 20 de junho deste ano, projeto do arquiteto suíço Bernard Tschumi. Próximo ao Partenon (pode-se avistá-lo do Museu) abriga mais de 4 mil objetos da Grécia Antiga. Os frisos, por enquanto, estão dispostos somente como cópias.

Serviço:
- Para visitar o Museu de Londres:
Site oficial: www.britishmuseum.org
Endereço: Great Russell Street, London, WC1B 3DG
Para informação: +44 (0)20 7323 8299
Horários: Domingo às 4as feiras das 9h às 18horas, e das 5as aos sábados, das 9h às 23horas.
Preço: Adultos pagam £8.00, entre 16-18 anos e estuantes pagam £6.00.

- Para visitar o Museu da Acrópole de Atenas:
Site oficial: www.theacropolismuseum.gr
Endereço: Área histórica de Makriyanni, sul da rocha da Acrópole, na Dionysiou Aeropagitou Street, Atenas (a apenas 300 metros da Acrópole e a 2 kilômetros de Syntagma)
Para informações: +30 210 9000900
Horários: 3a a domingo, das 8h às 20 horas.
Preço: 1 Euro


0 comentários:

Postar um comentário